Menu
A toxina botulínica é um procedimento estético. Consiste na injeção de um líquido em determinados pontos para relaxar musculaturas faciais. O resultado consiste em tratamento e prevenção de rugas de expressão.
Serve para paralisar (ou suavizar o movimento) de alguns músculos específicos, que geram mímica e rugas de expressão. Além de suavizar rugas que já estão marcadas, serve ainda como prevenção, para evitar que, de tanto se expressar, a pessoa marque as rugas na pele precocemente.
Não existe uma idade certa para começar a aplicar. Eu, por exemplo, comecei com 24 anos, durante a residência de Dermatologia. E nem tinha tantas rugas marcadas não… Comecei como prevenção. O ideal é você começar a partir do momento que as rugas de expressão começam a incomodar, ou quando você percebe força muscular na face o suficiente para enrugar demais. Naquele momento, você vê que seus músculos tem força o suficiente para criar vincos na pele. Então vale a pena investir para que esses vincos não fiquem fixos lá, mesmo quando você não faz qualquer expressão.
É capaz de suavizar e prevenir as rugas de expressão, como por exemplo:
– Rugas da testa (que surgem quando fazemos expressão de surpresa);
– Rugas do bravo (entre as sobrancelhas, que surgem quando fazemos expressão de braveza);
– Rugas do sorriso (os “pés de galinha”, que surgem ao redor dos olhos, quando sorrimos);
– Rugas nasais (que surgem na parte superior do nariz, quando fazemos expressão de nojo);
– Prevenção da queda da ponta do nariz;
– Rugas ao redor dos lábios em código de barras, que surgem quando fazemos expressão de biquinho de beijo;
– Prevenção da piora de rugas do canto dos lábios (“boca triste”);
– Rugas do pescoço;
Costuma durar de 4 a 6 meses. A duração depende muito da quantidade aplicada, da força muscular de cada pessoa e da diluição realizada. Pessoas muito expressivas, ou que realizem muita atividade física tendem a ter uma duração menor. Ao longo dos 2 primeiros meses, existe um efeito mais forte, com tendência a suavizar mais intensamente as expressões. A partir do 3º mês, já existem leves movimentos, mas ainda bastante suavizados pela toxina. Aos poucos, o botox vai cedendo, e a pessoa volta a realizar as expressões faciais como antes em torno do 5º ou 6º mês.
Essa é uma das perguntas que eu mais ouço no consultório. Se fizer uma vez, você não precisa ficar aplicando sempre. Durante o período que você estiver sob efeito dele, suas rugas estarão protegidas, e você irá “adiar” seu processo de envelhecimento em 6 meses. Mas se você não quiser mais aplicar, não tem problema nenhum. Você volta exatamente ao que era antes e segue sua vida normalmente.
Não gera dependência, nem vicia, e você não volta pior do que antes quando o efeito passa. Você volta exatamente ao que era antes.
A dor é muito relativa, tem pacientes que sentem um pouco mais, outros um pouco menos. De um modo geral, é um procedimento super bem tolerado. No meu consultório, realizamos sempre aplicação de anestésico tópico, além do uso de estratégias durante a aplicação para minimizar a dor.
Não fazemos em gestantes, pessoas com algumas doenças neuromusculares faciais específicas, alérgicos ao produto.
O valor do procedimento depende muito da avaliação que realizamos em consultório. É mandatório avaliar cada caso para poder decidir as regiões a serem tratadas, a quantidade que será necessária, o tipo de toxina que usaremos, dentre outros. O orçamento varia com tudo isso, e é fornecido durante a consulta por mim mesmo para o paciente.