Menu
Cabelo ralinho, ficando fininho, entradas aumentando… Aquela coroa de padre lá atrás…
Essa é uma queixa muito comum, muito frequente na nossa clínica. Tanto por homens quanto por mulheres. A temida calvície traz muito afinamento dos fios de cabelo, e fica bem fácil enxergar o couro cabeludo através dos fios. A boa notícia é que tem tratamento! A calvície, ou alopécia androgenética, é uma doença hereditária e genética que causa afinamento dos fios de cabelo progressivamente. É uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e controle.
Não se sabe exatamente a causa da calvície. O que se sabe é que é uma doença genética hereditária e que tem forte relação com a ação de um hormônio masculino no folículo do cabelo, causando seu afinamento que progride, muitas vezes, até o desaparecimento.
Apesar de não ter cura, existem diversos tratamentos que são eficazes e seguros para a calvície. Os tratamentos são capazes de não somente “estacionar” a doença para evitar sua progressão, mas também pela recuperação de boa parte do volume que foi perdido. O segredo é começar o tratamento o mais precoce possível. Quanto mais cedo se começa, mais fios de cabelo você tem a oportunidade de salvar.
Existem diversos tratamentos. Os principais são os tratamentos clínicos e cirúrgicos. O tratamento CIRÚRGICO consiste no transplante capilar. É um tratamento com resultados muito bons, mas é indicado apenas em casos mais avançados. Além disso, mesmo em casos transplantados, é necessário fazer o tratamento clínico: tanto antes da cirurgia e depois da cirurgia para manutenção. Logo, o tratamento clínico é a base de tudo.
O tratamento CLÍNICO é composto por 3 partes principais:
1) TRATAMENTO TÓPICO: aplicação de loções e xampus que aumentam a espessura dos fios, fazem nascer folículos novos e estimulam o preenchimento do cabelo.
2) TRATAMENTO ORAL: diferentes tipos de comprimidos que aumentam a espessura dos fios, devolvem o volume ao cabelo e controlam, a longo prazo, a progressão da calvície.
3) PROCEDIMENTOS CAPILARES: existem diversos tipos de procedimentos capilares que ajudam a devolver o volume capilar perdido. Em nossa clínica, trabalhamos principalmente com o LED e com o MMP capilar (saiba mais sobre o MMP capilar clicando aqui).
O custo do tratamento de calvície varia muito de paciente para paciente, pois cada um terá um protocolo de tratamento mais voltado para si. De um modo geral, Dr. James considera bastante o quanto o paciente se sente confortável para investir, para prescrever aquilo que é essencial pra si, dentro da realidade de cada um.