Menu
As rugas de expressão são marcas que surgem na pele da face por conta de repetidas expressões faciais. É comum em pessoas muito expressivas ou em pessoas que tenham uma força muscular importante na face.
As rugas de expressão começam a surgir em torno dos 25-30 anos. Após esse período, se as expressões ficarem sendo repetidamente realizadas, as rugas ficam marcadas na pele. Mesmo em repouso, ficam marcas.
As rugas de expressão mais comuns são:
Rugas lineares na testa (“rugas de expressão de surpresa”)
Rugas laterais aos olhos (“pés de galinha”)
Rugas ao redor dos lábios (“código de barras”)
Rugas verticais entre as sobrancelhas (“rugas de expressão de bravo”)
Rugas na base do nariz
O uso de produtos em casa, como hidratantes, protetores solares e géis anti envelhecimento, é benéfico para a saúde da pele. Isso faz com que a pele fique mais firme, mais hidratada e mais resistente aos músculos da face, que são os grandes vilões no surgimento das rugas de expressão. Contudo, para um tratamento assertivo dessas rugas de expressão, é necessário realização de tratamento voltado para a musculatura. Os cremes, pomadas e géis, infelizmente, não chegam a essa profundidade.
Em primeiro lugar, o mais importante é a realização de toxina botulínica (“botox”). A toxina é um líquido que é injetado em determinados pontos na face com a intenção de relaxar a musculatura facial. Com isso, as expressões faciais são diminuídas, e as rugas de expressão desaparecem.
A toxina melhora as rugas de expressão dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem somente quando a pessoa faz expressões. Quando a ruga já está marcada na pele (ruga estática), o botox, isoladamente, não é mais capaz de remover a ruga (apesar de melhorar). Porém, nesses casos, é preciso associar outros procedimentos. Por isso, a importância de começar as aplicações de botox antes que as rugas já estejam marcadas na pele. É o que conhecemos como botox preventivo.
Dependendo da localização, podemos usar preenchimento, lasers, peelings, fios de PDO, estimuladores de colágeno e muitos outros procedimentos. Depende muito de caso para caso.
O valor dos procedimentos depende muito da avaliação que realizamos em consultório. É mandatório avaliar cada caso para poder decidir as regiões a serem tratadas, a quantidade que será necessária, o tipo de toxina que usaremos, quais os outros procedimentos que serão realizados, dentre outros. O orçamento varia com tudo isso e é fornecido durante a consulta por mim mesmo para o paciente.