Menu
Fios de PDO, ou polidioxanona, são fios que podem ser inseridos profundamente na pele. São utilizados para vários tratamentos estéticos, e tem a vantagem de trazerem resultados muito naturais.
Os fios têm, basicamente, 2 funções. A primeira delas é a tração, o ato de “puxar” o rosto ou papada. Daí o nome “fio de sustentação” – é o fio que sustenta. Que puxa.
A segunda função seria o a de estímulo de colágeno, essa é uma das mais interessantes. A simples presença do fio embaixo da pele é capaz de estimular a produção de colágeno na região, melhorando linhas finas e flacidez, devolvendo firmeza à pele.
Existem fios que servem às 2 funções, e existem fios que servem apenas para estímulo de colágeno.
Não existe uma idade certa para começar. Tenho pacientes muito jovens fazendo fios, e pacientes com bem mais idade que não precisam. A indicação varia muito com as rugas que estão incomodando.
Através da aplicação de fios de PDO, podemos tratar diversas condições. As que eu mais trato são:
– Linhas finas embaixo dos olhos
– Ruga de bravo, entre as sobrancelhas
– Papada e perda de sustentação do terço inferior | perda do contorno
– Rugas da testa
– Rugas ao redor dos lábios (em código de barras)
Mas também há diversas outras questões que podem ser melhoradas com os fios de PDO, como:
– Rugas da marionete (nos cantos dos lábios até o queixo)
– Rugas do bigode chinês
– Pálpebras caídas (os fios ajudam dando uma puxadinha, e estimulando colágeno)
– Queda da ponta nasa
Os fios para estímulo de colágeno são passados em procedimentos bem tranquilos. A gente limpa a pele, anestesia a região que os fios serão aplicados, e aplica de acordo com a região das rugas.
No caso dos fios de tração, de sustentação, também se limpa a pele e se aplica anestesia, mas pelo ato de puxar o rosto, o procedimento, às vezes, pode incomodar um pouco mais. Mas, mesmo assim, ainda é bem tolerado.
Os fios de tração tem resultado imediato, assim que terminamos a sessão. Com o tempo, o efeito de sustentar vai cedendo um pouco, mas o estímulo de colágeno que eles induzem começa a partir de 2 meses, ajudando a manter parte dos resultados.
Já os fios que são exclusivamente para estímulo de colágeno (como os que a gente aplica nas linhas finas embaixo dos olhos ou na ruga de bravo) começa o efeito com 2 meses.
O efeito de tração, de sustentação, tem duração média de 3-5 meses. Já o efeito de estímulo de colágeno costuma durar em média 12-18 meses.
Geralmente é um procedimento bem tolerado, com pouco índice de dor.
O valor da aplicação dos Fios de PDO depende muito da avaliação que fazemos durante a consulta. É importante avaliar qual região deve ser tratada, e qual o grau de flacidez, para se fazer uma estimativa do tipo de fio que será usado, da quantidade de fios necessárias, além do tamanho e espessura de cada fio. Durante a consulta, costumamos passar o orçamento, que é individual – cada pessoa tem o seu.