Menu
O processo de envelhecimento da face tem relação com vários fatores. Os ossos se modificam, as gordurinhas da face mudam de lugar, os ligamentos ficam mais frouxos… Mas um dos principais fatores que causam envelhecimento é a perda do colágeno. O colágeno é uma proteína presente na pele que a torna firme, jovial e viçosa. Com a perda progressiva dele, a pele vai envelhecendo, tornando-se mais flácida e enrugada.
A perda de colágeno começa a acontecer aos 25-30 anos, e vai aumentando progressivamente ao longo do tempo. Existem pessoas com tendência a perder mais rapidamente. Outras conseguem manter mais colágeno por mais tempo, por terem um estímulo genético melhor.
A flacidez começa a dar as caras quando alguns sinais aparecem, como o aparecimento de bigode chinês, canto da boca caído/triste, sensação de derretimento facial, olheiras, papada, entre outros.
A velocidade de perda de colágeno é determinada geneticamente, mas alguns fatores ajudam a diminuir ou prevenir essa perda, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, sono regular, dentre outros fatores. Além disso, é possível prevenir a flacidez ao longo da vida realizando procedimentos estéticos dermatológicos que estimulem o organismo a produzir o seu próprio colágeno. Com isso, ao chegar a idades mais avançadas, a pele tende a estar bem melhor do que estaria normalmente, com aspecto muito mais jovial.
Quando já há flacidez instalada, é importante dar estímulos para que o nosso organismo possa voltar a produzir o seu próprio colágeno, já que após os 25 anos essa produção reduz bastante. Existem vários procedimentos dermatológicos que servem como estimuladores à produção de colágeno no organismo, com resultados intensos e duradouros. Alguns deles:
– Fios de PDO (saiba mais)
– Bioestimuladores de colágeno injetáveis (saiba mais)
– Ultrassom microfocado (saiba mais)
– Peelins químicos (saiba mais)
– IPCA e microagulhamento (saiba mais)
– Lasers, radiofrequência e muitos outros
É importante iniciar o tratamento da flacidez aos primeiros sinais. Hoje em dia, realizamos os tratamentos não somente para corrigir flacidez evidente, mas também para prevenir seu aparecimento precoce. Então, de um modo geral, em torno dos 30 anos já vale a pena iniciar o investimento no seu banco de colágeno, e nas correções dos sinais de flacidez. Caso você já tenha passado dessa idade e ainda não tenha feito nada, não se desespere: sempre é tempo pra começar. Mas pode ser que sejam necessários mais sessões ou mais procedimentos.
O valor do procedimento depende muito da avaliação que realizamos em consultório. É mandatório avaliar cada caso para poder decidir as regiões a serem tratadas, a quantidade de produto que será necessária, o tipo de procedimento que usaremos, quantas sessões serão realizadas, dentre outros fatores. O valor do procedimento varia com tudo isso, e é fornecido durante a consulta por mim mesmo para o paciente.