Menu
Preenchimento é um procedimento realizado há várias décadas pelos dermatologistas com intuito de devolver volume a faces que o tenham perdido, ou sustentar pontos que tenham perdido sustentação. Recentemente, o termo “harmonização facial” se popularizou, sendo considerado uma junção de vários preenchimentos diferentes, com intuito de tornar um visual mais harmônico.
Ácido hialurônico é uma substância que existe naturalmente, no nosso corpo, na matriz extracelular. Esse produto foi trabalhado pela indústria para servir à produção de um gel. Este gel é injetado profundamente na pele para realizar os preenchimentos.
O ácido hialurônico serve, basicamente, para dar VOLUME e SUSTENTAÇÃO.
Existem regiões do nosso rosto que vão perdendo volume com o envelhecimento. Além disso, nossos compartimentos de gordura da face vão se deslocando pra baixo, por perda da sustentação que tínhamos quando mais jovens. O gel de ácido hialurônico consegue tanto devolver o volume perdido quanto devolver a sustentação perdida.
Não existe idade certa para começar a aplicação de ácido hialurônico. Cada pessoa sente o momento em que o rosto não é mais o mesmo. De um modo geral, começamos a perder volume e sustentação da face em torno dos 25-30 anos, e daí em diante, o progresso é maior. Tenho pacientes que começam na casa dos 25, e outros que começam na casa dos 60.
Em primeiro lugar, o ácido hialurônico é capaz de sustentar a face, quando injetado em pontos específicos, ajudando a promover efeito lifting (o efeito que você tem quando puxa o rosto pra trás e pra cima).
Além disso, é capaz de volumizar levemente algumas regiões da face, melhorando algumas queixas comuns como:
– Bigode chinês
– Rugas da marionete
– Rugas dos cantos dos lábios (‘boca triste”)
– Têmporas afundadas
– Lábios diminuídos / virados pra dentro
– Queixo pouco projetado (melhorando papada e perfil)
– Perda de contorno facial (melhorando mandíbula)
O procedimento é realizado através do uso de cânulas, que são uma espécie de canudos para injeção do produto. Elas tornam o procedimento muito mais seguro e bem menos doloroso. Costumamos limpar a pele, depois, fazemos anestesia nos pontos de entrada, e em seguida vamos injetando aos poucos. Costumo injetar um pouco e, junto com o paciente, irmos julgando o resultado. Aos poucos. Para que a gente consiga um resultado natural e discreto, e que jamais passemos do ponto.
O ácido hialurônico tem efeito imediato. Assim que o paciente se levanta da cadeira, já está com as ruguinhas menos marcadas, e com o rosto mais bem sustentado. Ao longo dos primeiros 15 dias, devido à sua capacidade de se ligar bem à água, o efeito preenchedor ainda melhora um pouco mais.
O ácido hialurônico costuma permancecer profundamente na pele por até 18 meses. Alguns pacientes já sentem necessidade de algum retoque após 12 meses, mas geralmente com quantidades bem menores, porque ainda há resultado da aplicação inicial.
Não necessariamente. Depois o rosto volta ao esperado, e você só precisa reaplicar se algo te incomodar.
A dor é muito relativa, tem pacientes que não sentem nada, tem pacientes que se incomodam um pouco em alguns pontos. De um modo geral, é super bem tolerado, mas costumo sempre infiltrar anestesia nos pontos de entrada.
Pessoas que tenham alergias a componentes do produto. Evito também em pessoas que já tenham o rosto muito volumizado.
O valor do procedimento depende muito da avaliação que realizamos em consultório. É mandatório avaliar cada caso para poder decidir as regiões a serem tratadas, a quantidade de ácido hialurônico que será necessária, o tipo de ácido hialurônico que usaremos, dentre outros. O orçamento varia com tudo isso, e é fornecido durante a consulta por mim mesmo para o paciente.