Menu
Cirurgia dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos, que podem ser diagnósticos, cirúrgicos curativos ou correticos, estéticos e oncológicos, desde que sejam realizados na pele e/ou no tecido celular subcutâneo, incluindo procedimentos na pele, nos cabelos e nas unhas.
O cirurgião dermatológico é o médico dermatologista titulado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que seja afiliado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e que tenha como foco do seu trabalho a realização de procedimentos. Esses procedimentos podem ser cirurgias propriamente ditas, mas também outros procedimentos menos invasivos, como procedimetnos estéticos e cosmiátricos.
Retirada de sinais e tumores benignos da pele, como sinais, pintas, caroços e cistos.
Retirada de tumores malignos da pele (câncer de pele)
Tratamento de envelhecimento da pele
Tratamento de queixas estéticas, como flacidez, celulite, rugas profundas, pálpebras caídas
Tratamento de cicatrizes inestéticas e de cicatrizes de acne
Tratamento de gordura localizada, estrias, excesso de pele
Um sinal pode ser retirado de várias formas. Após a anestesia, Ele pode ser “queimado” (cauterizado), pode ser “congelado” (crioterapia), pode ser “raspado” (shaving ou curetagem) e pode ser cortado profundamente (cirurgia com lâmina). Cada tipo de sinal tem uma melhor maneira de ser realizada a retirada. Por isso, sempre digo que – para cada tipo de sinal e pra cada tipo de paciente, há um tipo de procedimento que seria melhor. Em casos de sinais mais profundos, ou cistos, ou com pêlos, precisaríamos de cirurgias mais profundas. Em lesões mais superficiais, às vezes, uma raspagem é suficiente. Em pessoas de pele negra, talvez congelar não seja uma boa opção… Por isso, o ideal é sempre avaliar cada caso.
A depender do procedimento a ser realizado, pode ser necessário infiltração de anestesia com injeção. Em outros casos, apenas anestésico tópico é suficiente. Em alguns casos de câncer avançado, com lesões grandes, pode ser necessário o uso de sedação, e realização da cirurgia em ambiente de centro cirúrgico hospitalar. Em lesões menores, benignas, o procedimento pode ser feito no consultório mesmo, de forma segura.
O ideal é evitar atividades que possam impactar na cicatrização, como carregamento de peso, academia e treinos por pelo menos 5-7 dias a depender da lesão. O pós operatório depende muito do tipo de procedimento que faremos. Em cirurgias mais profundas, pode haver inchaço e hematomas importantes. Em cirurgias menos profundas, um leve desconforto é o mais comum
O valor do procedimento depende muito da avaliação que realizamos em consultório. É mandatório avaliar cada caso para poder decidir qual tipo de cirurgia será realizada, quantas lesões serão retiradas, o tamanho e a localização das lesões, se pode ser feito no consultório mesmo ou se precisará de ambiente hospitalar, se a lesão é suspeita de câncer ou não, o tipo de anestesia que faremos… Dentre muitos outros fatores. Por isso, o valor de procedimentos cirúrgicos é muito variável de caso pra caso. O valor varia com tudo isso, e é fornecido durante a consulta por mim mesmo para o paciente.